Agendamento
Voltar ao topo

Colonoscopia

Colonoscopia

Esse é um exame preventivo, com foco no intestino grosso, que permite a visualização do interior do cólon. No procedimento é possível verificar todo o intestino grosso do paciente e, se encontrado algum pólipo (uma lesão pré-cancerígena), ele é retirado no exato momento.

É recomendado que pessoas acima de 40 anos realizem o exame. Se não houver problemas, a colonoscopia pode ser repetida a cada cinco anos, como forma de prevenção.

O exame previne o câncer no intestino, um câncer extremamente traiçoeiro – na fase inicial não apresenta sintomas, e por isso o paciente não procura o médico. Realizando os exames preventivos é possível detectar a doença já em fase avançada.

Fique atento quanto a dores, sangramentos ou alterações no sistema digestivo ou intestinal. Na dúvida, procure um especialista.

As indicações para realização da colonoscopia são:

• Em caso de sangramento pelo ânus; alteração da frequência das evacuações ou consistência das fezes
• Confirmar hipótese de colite e prevenir o câncer do intestino grosso
• Acompanhar paciente já submetidos a remoção de pólipos do intestino grosso e investigar sintomas abdominais de origem incerta

Como é feita a colonoscopia:

Durante o exame, o paciente fica sedado e deitado sobre o lado esquerdo com os joelhos dobrados e encostados na barriga.

Na colonoscopia, o colonoscópio é introduzido pelo ânus até o início do intestino delgado. O aparelho possui uma micro câmera que grava imagens de todo o trajeto e tem uma parte articulada, capaz de girar em vários ângulos, facilitando a visualização do interior do cólon.

O exame dura, em média, 30 a 45 minutos e também pode ser realizado para recolher biópsias ou retirar pólipos.

Durante o exame, é preciso que haja ar dentro do intestino, por isso, enquanto o colonoscópio é introduzido, ele mesmo vai jogando ar (gás carbônico) para dentro, descolando as paredes do intestino. O desconforto que o paciente sente, como cólicas se deve ao ar usado para inflar o cólon. É comum a eliminação de flatos (soltar pum) e não se deve ter vergonha e nem impedir a saída desses gases, pois eles auxiliam o médico a calcular a tolerância à insuflação.

O exame pode ser feito sem sedação, com sedação leve ou profunda. É comum os pacientes ficarem sonolentos, mas acordados – devido a isso, é necessário o acompanhamento para a realização da colonoscopia.

Requisitos para realização do exame:

Antes do exame, o cólon deve estar completamente limpo para que o médico possa visualizar a mucosa do cólon sem interferências.

O preparo consiste de uma dieta livre de alimentos sólidos por um a três dias. A melhor forma de limpar o cólon é a utilização de um laxante forte para tomar na noite anterior ao exame.

Também é importante ingerir grande quantidade de líquidos como suco, água, chá comum e bebidas esportivas. É ideal evitar refrigerantes e leite.

A colonoscopia é indicada para quem tem mais de 50 anos e a partir dos 30 anos para pessoas com caso de câncer na família.